Curiosidades





Antes da estreia, várias ideias para o nome do grupo foram apresentadas. Cada integrante devia apresentar sua própria sugestão. Os três nomes selecionados foram Oh Jang Yook Bu: As cinco vísceras, Juhn Muck Go: Baleia devoradora de lendas e Dong Bang Bul Pae: nome coreano do filme Ashes of Time. O grupo decidiu por este último. No entanto, o nome não foi aceito no final porque o seu hanja não era bonito aos olhos. Assim o nome foi mudado para Dong Bang Shin Ki. Mais tarde eles ainda seriam conhecidos por DBSK, abreviação de Dong Bang Shin Ki, TVXQ ou TVfXQ (東方神起), abreviação de Tong Vfang Shien Qi, nome pelo qual eles preferem ser chamados, e Tohoshinki, no Japão. Todas as denominações podem ser traduzidas para o português como “Deuses do Leste que se Elevam”.

Desde a estréia da banda o logotipo do nome foi apresentado em hanja (caligrafia chinesa). Os dois tipos mais usados diferem apenas na fonte, tendo escritos os mesmos ideogramas em estilos diferentes.




Junsu optou que seu nome artístico fosse Xiah, ou Xiah Junsu. Xiah é pronunciado como "shi-á", e é o diminutivo de Ásia, que é pronunciado como "Á-shi-á" pelos coreanos. Isso reflete o desejo de Junsu de fazer sucesso não apenas na Coreia, mas por toda Ásia.

Yunho escolheu U-Know, ou U-know Yunho, um trocadilho em inglês para seu nome coreano. Também significa “Yunho knows you” ou “Yunho conhece você”, expressando o seu caráter compreensivo. Por conta desse caráter, U-know Yunho aceitou o cargo de líder do grupo, mesmo sendo apenas o segundo mais velho. Vale lembrar que é tradição na Coreia que o membro mais velho se torne o líder e tome conta dos outros integrantes.

Para Jaejoong foi escolhido Youngwoong, que significa “herói” em coreano, por isso ele é mais comumente chamado de Hero Jaejoong. Esse nome lhe foi dado por ele ter vencido tantas batalhas, e a nova missão seria se tornar um ‘Herói’ da indústria musical.

Changmin foi chamado de Choikang. Na Coreia, Choikang significa “o melhor”, daí se deriva seu nome artístico Max Changmin, um diminutivo para Maximum.

O nome artístico de Yoochun é o nome que ele usava nos Estados Unidos, Micky. Coincidentemente, o hanja (grafia chinesa) de Micky é lido como “arma escondida”. Juntamente a isso, considera-se que Micky Yoochun foi a arma escondida da indústria musical.



O TVXQ tem dois fã-clubes oficiais: Cassiopeia, na Coreia e Bigeast, no Japão. Ambos se apresentam com a cor vermelho perolado e é comum o uso de balões e fanlights nessa cor com o logotipo da banda em shows e apresentações.
O fã-clube Cassiopeia foi oficialmente estreado em 23 de Abril de 2006. Seu nome faz referência a uma constelação asiática formada por 5 estrelas e foi nomeado pelo integrante Max Changmin. A disposição dessas estrelas é comumente vista como um W (outro símbolo muito usado pelo fandom), mas pode ser rearranjada para formar um T. Essa formação em T foi usada na capa do álbum especial japonês Tohoshinki Premium Classic Collection (東方神起プレミアム・クラシック・コレクション). Ainda é sabido que, ao digitar "TVfXQ" em um teclado qwerty, as letras formam um W, como na constelação. O fandom já ganhou um lugar no Guinnes Book como o maior do mundo, na época com mais de 800 mil integrantes, e hoje ainda ocupa primeiro lugar como maior fã-clube sul coreano, com mais que o dobro do segundo colocado.
O fã-clube japonês Bigeast foi oficialmente estreado em 1 de Abril de 2006, antes do fã-clube coreano. Seu nome significa Grande Leste, em referência a forte expansão do Tohoshinki. O fandom também deu nome ao programa de rádio apresentado pelo Tohoshinki no Japão, o Bigeast Station ou simplesmente, Bigeastation. Hoje esse fã-clube conta com aproximadamente 140 mil integrantes.
Ambos os fã-clubes privilegiam seus integrantes com informações exclusivas, vendas diferenciadas de álbuns, goods e ingressos para shows, mensagens dos ídolos, etc., e contam com 11% de homens dentre os membros, sendo um dos maiores fandoms masculinos para um boygroup de Kpop.